A aorta é a principal artéria de nosso corpo, responsável por distribuir o sangue oxigenado, ou arterial, a todos os órgãos do corpo, através de seus inúmeros ramos, como um tronco principal de uma árvore. A porção abdominal da aorta é a responsável por distribuir sangue aos rins, ao trato gastrointestinal e às pernas.
Um aneurisma da aorta abdominal (AAA) ocorre quando esta porção da aorta se dilata, podendo vir a se romper, levando a um sangramento fatal em 90% das vezes, daí a importância do tratamento precoce. Em outros casos, coágulos ou detritos podem se formar no interior do aneurisma e serem carreados pelo fluxo arterial, entupindo a circulação dos membros inferiores, o que causa dor severa e prolongada dos pés ou pernas ou mesmo do abdômen. Cerca de 200.000 pessoas são diagnosticadas com esta doença nos EUA, por ano. Cerca de 15.000 morrem todos os anos devido à ruptura de um AAA.
A base desta doença ainda não está completamente elucidada, mas sabemos que está relacionada a um enfraquecimento genetico das proteínas estruturais da parede da artéria. Diversos fatores sabidamente influenciam nos AAA: idade acima de 60 anos; sexo masculino; história familiar de aterosclerose; história familiar de AAA; Fumo; Hipertensão arterial; doença pulmonar obstrutiva crônica.
|
 |
1 / 4
Localização da Aorta
2 / 4
Aorta Normal
3 / 4
Aneurisma da Aorta Abdominal infra-renal (porção da aorta abaixo das artérias renais)
4 / 4
Aneurisma da Aorta Abdominal comprometendo também as artérias ilíacas
❮
❯
|