Quem Somos Doencas Cirurgia Endovascular Agenda Biblioteca Fale Conosco


No último século, as doenças cardiovasculares se estabeleceram como a principal causa de óbitos na população adulta, chegando a ter critérios para classificá-la como uma verdadeira pandemia.

Os principais responsáveis pela presença cada vez mais constante das patologias cardiovasculares são, além do envelhecimento da população, a mudança dos hábitos em direção ao sedentarismo, a alimentação rica em colesterol e o fumo.

O colesterol pode se depositar em qualquer artéria do corpo e, conforme a sua quantidade e localização, pode causar:

• No coração, as artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao músculo cardíaco, ao serem obstruídas pelo colesterol, causam a angina e o infarto.

• As carótidas, responsáveis pela irrigação principal do cérebro, ao serem obstruídas levam à um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

• Nas pernas, a obstrução da artéria femoral diminui o fluxo sanguíneo mínimo requerido pelos músculos para andar, podendo chegar a casos de gangrena e perda do membro.

• Na aorta, a deposição de colesterol pode causar obstrução do fluxo de sangue para as duas pernas, com isquemia e gangrena bilateral, assim como pode, por outro lado, enfraquecer a parede arterial e causar sua degeneração, dando origem a um aneurisma.